terça-feira, 4 de março de 2008

Abuse e use, mas ouse.

Existem pessoas que preferem ser escolhidas a escolher. Sujeitos passivos de sua existência, bonecos de um destino pré-determinado e por isso, aparentemente inevitável. Pessoas que acreditam na providência do destino e com isso excluem-se da responsabilidade que as escolhas implicam, como cantou Zeca Pagodinho em tom conformativo à vontade divina na música "Deixa a vida me levar".

Acreditamos que não sabemos escolher porque optar por algo está co-relacionado a abrir mão de todo o resto, caracterizando assim o egoísmo e a incapacidade de assumir riscos.

O filósofo Sartre afirmou sabiamente que "estamos livres para sermos qualquer coisa, exceto não livres - estando, portanto, condenados à liberdade". E baseado nisso afirmo que estão equivocados todos aqueles que tentam eximir-se da liberdade, pois esta é inerente à condição humana.

Ponderar a escolha do caminho e a velocidade dos passos é válido desde que a caminhada não seja interrompida pelo medo de cair. Talvez não pareça, mas, ficar parado também é uma escolha, e esta não te deixa necessariamente vulnerável a decisão alheia.

8 comentários:

Jana disse...

Então.., no momento eu escolhi esperar, porque o próximo passo não depende de mim.

beijos

Cadinho RoCo disse...

Estou surpreso pela destreza de relato tão expressivo. Estímulo para que libertemos, ainda com mais afinco e pertinência, o que proposto está por palavras mais que fecundas.
Cadinho RoCo

Luciana disse...

E eu decidi não fazer nada porque não sei mais o que cabe a mim e o que o mundo espera, se é que me entende.

"Existem pessoas que preferem ser escolhidas a escolher." Eu prefiro ser deixada do que deixar, eu prefiro pensar nos outros do que em mim, eu não tomo decisões pensando só no que eu quero.

Não acredito na providência do destino e acredito que nossas escolhas podem falar muito sobre nós. Assumo que não sou uma pessoa que corre muitos riscos e queria correr.

Lembrei muito daquela frase que tu me falou, de Eisntein: "Viver é como andar de bicileta, para permanecer em equilíbrio precisamos estar em movimento." Mesmo que o movimento não seja o correto, estar em movimento é tentar viver. Talvez eu tenha que aprender a andar de bicicleta de um outro jeito.

Cin disse...

Eu escolho ousar... é sempre mais emocionante.

Bjinhos!

Anônimo disse...

Ser livre é um tipo um sonho constantemente renovado. Bom você de volta.

Anônimo disse...

O pior mesmo é quem tenta eximir-se da liberdade. Não consigo entender isso.

Renato Alt disse...

Indentificação total com o que você diz aqui. Afinal, podemos estar andando mas, na verdade, estarmos parados; e vice-versa. Então, sigamos.
Bela reflexão.

Anônimo disse...

Concordo com você em tudo >)
A liberdade é a responsabilidade que temos sob nossos atos, infelizmente pra uns isso é inerente ao homem.
Agora podemos fingir que não e depois carregar um monte de culpa nas costas sem saber porque, ou atribuir a qlq coisa externa, seja Deus ou seilá o que queiram chamar... O que dói no ser humano é saber que tem responsabilidade sob a sua existencia.

;*